Saturday, June 27, 2009

Guest Box

O espaço que se segue é da inteira responsabilidade da Anita,


OST, Original Soundtrack, ou simplesmente banda sonora, é para mim, uma das melhores invenções de sempre, já que não só tem o mérito de conciliar duas das minhas grandes paixões (cinema e música) como também, permite criar uma sintonia perfeita entre um som e uma imagem, conseguindo assim, compor cenas e momentos verdadeiramente inesquecíveis. O filme Juno é um belo exemplo desse facto. Além de ser uma verdadeira pérola cinéfila que nos faz sair da sala de cinema com um sorriso bem rasgado no rosto, também provoca o impulso de correr para a Fnac mais próxima, para comprar a sua banda sonora ( na qual constam nomes como Belle & Sebastian, The Kinks, The Velvet Underground, Sonic Youth, Cat Power, entre muitos outros) e para relembrar todos aqueles momentos que ao longo do filme nos emocionaram, nos fizeram sorrir e até cantarolar em pleno cinema.

Contudo, entre tantos "gigantes" foi a voz simples, doce e suave de Kimya Dawson que me despertou uma paixão avassaladora pela autenticidade das suas melodias a que ninguém consegue ficar indiferente. As suas canções não só têm o mérito de conseguir reinventar a vida de uma forma simples e despretensiosa, como também, nos permitem entrar num mundo completamente novo.
Escolher apenas uma era uma tarefa praticamente impossível, por isso não resisti a "abusar" um pouco da amabilidade da Mariana e do R2D2 e nomear duas canções desta fantástica menina.

A primeira é a irresistível Tire Swing:



A segunda é uma amostra do seu trabalho nos The Moldy Peaches, onde fazia dupla com Adam Green, com a deliciosa Anyone Else but You:

11 comments:

A said...

que escolha. confesso que descobri isto muito recentemente e durante uma semana esteve a tocar na minha telefonia portátil. o álbum todo é excelente e encaixa perfeitamente no filme, que é bastante ... indie rock? :p

Breites said...

Excelente filme, a provar que que não é preciso orçamentos milionários para se fazer um grande filme. Juno é daqueles que me marcou, pela sua simplicidade, boa disposição e sentido indie, e claro pela sua banda sonora que se torna parte integrante do filme.

Excelente escolha.

tadeu said...

que a anita tinha bom gosto, já sabia, agora é tempo de explorar este blogue que tão boas referências a "juno lover" traz :0)
tenho o filme e a ost do mesmo. acabo de ver o filme, apetece ouvir a banda sonora. acabo de ouvir a banda sonora, apetece ver o filme :0))
bom fds!

Longshot said...

E mais uma vez a fusão entre musica e cinema aqui no xukebox ! Excelente filme (a Ellen Page apesar de pequenita É A MAIOR ) e excelente música ! Keep it up Anita

R2D2 said...

Boa escolha, Anita!
É um prazer ter-te como "Guest" aqui pelo Xukebox.
Um grande obrigado de Lisboa ao Porto

R2D2 said...

Anita,
Nunca tinha visto "Juno".
Acabei de o ver. É uma fantástica estória de amores.
Muito bom.
Obrigado mesmo.

Mariana said...

é provavelmente dos melhores filmes de sempre. Simples, inocente, incisivo e delicioso. Obrigada Anita por este momento de plena magnitude e por teres aceite o nosso convite. É um prazer!

André Paiva said...

Que boa surpresa...

Happinêss said...

Eu devo ser a única pessoa que não achou piada nenhuma ao filme, shame on me. Mas nice OST.

R2D2 said...

Happinêss,
Será que para lá do amor óbvio entre dois teenagers te passou ao lado o amor e apoio incondicional de um pai a uma filha? E o amor de uma madastra? E o ostracismo? E altruismo rapariga? Várias formas de amizade?
Sinceramente, e na minha opinião, o filme é uma montra de uma série de sentimentos, valores, emoções e outros "ões" que fazem parte das nossas vidas, e tem a mestria de os mostrar de uma forma muito simples, ingénua (?), inteligente (sem dúvida)
"Indie"? Não sei o que é isso.
Sempre a considerá-la, minha cara Happinêss

Anita said...

Acho que o Happinêss é a única pessoa que consegue ficar indiferente a este belo filme, que é sem dúvida alguma, um belo exemplo de que a melhor forma de se fazer cinema é utilizar a faceta mais simples e pura da vida:)

Obrigada a todos pelos comentários e mais uma vez obrigada ao Xukebox por tão simpático convite:)

Foi um verdadeiro prazer:)

Share |