OST, Original Soundtrack, ou simplesmente banda sonora, é para mim, uma das melhores invenções de sempre, já que não só tem o mérito de conciliar duas das minhas grandes paixões (cinema e música) como também, permite criar uma sintonia perfeita entre um som e uma imagem, conseguindo assim, compor cenas e momentos verdadeiramente inesquecíveis. O filme Juno é um belo exemplo desse facto. Além de ser uma verdadeira pérola cinéfila que nos faz sair da sala de cinema com um sorriso bem rasgado no rosto, também provoca o impulso de correr para a Fnac mais próxima, para comprar a sua banda sonora ( na qual constam nomes como Belle & Sebastian, The Kinks, The Velvet Underground, Sonic Youth, Cat Power, entre muitos outros) e para relembrar todos aqueles momentos que ao longo do filme nos emocionaram, nos fizeram sorrir e até cantarolar em pleno cinema.
Contudo, entre tantos "gigantes" foi a voz simples, doce e suave de Kimya Dawson que me despertou uma paixão avassaladora pela autenticidade das suas melodias a que ninguém consegue ficar indiferente. As suas canções não só têm o mérito de conseguir reinventar a vida de uma forma simples e despretensiosa, como também, nos permitem entrar num mundo completamente novo.
Escolher apenas uma era uma tarefa praticamente impossível, por isso não resisti a "abusar" um pouco da amabilidade da Mariana e do R2D2 e nomear duas canções desta fantástica menina.
A primeira é a irresistível Tire Swing:
A segunda é uma amostra do seu trabalho nos The Moldy Peaches, onde fazia dupla com Adam Green, com a deliciosa Anyone Else but You:
11 comments:
que escolha. confesso que descobri isto muito recentemente e durante uma semana esteve a tocar na minha telefonia portátil. o álbum todo é excelente e encaixa perfeitamente no filme, que é bastante ... indie rock? :p
Excelente filme, a provar que que não é preciso orçamentos milionários para se fazer um grande filme. Juno é daqueles que me marcou, pela sua simplicidade, boa disposição e sentido indie, e claro pela sua banda sonora que se torna parte integrante do filme.
Excelente escolha.
que a anita tinha bom gosto, já sabia, agora é tempo de explorar este blogue que tão boas referências a "juno lover" traz :0)
tenho o filme e a ost do mesmo. acabo de ver o filme, apetece ouvir a banda sonora. acabo de ouvir a banda sonora, apetece ver o filme :0))
bom fds!
E mais uma vez a fusão entre musica e cinema aqui no xukebox ! Excelente filme (a Ellen Page apesar de pequenita É A MAIOR ) e excelente música ! Keep it up Anita
Boa escolha, Anita!
É um prazer ter-te como "Guest" aqui pelo Xukebox.
Um grande obrigado de Lisboa ao Porto
Anita,
Nunca tinha visto "Juno".
Acabei de o ver. É uma fantástica estória de amores.
Muito bom.
Obrigado mesmo.
é provavelmente dos melhores filmes de sempre. Simples, inocente, incisivo e delicioso. Obrigada Anita por este momento de plena magnitude e por teres aceite o nosso convite. É um prazer!
Que boa surpresa...
Eu devo ser a única pessoa que não achou piada nenhuma ao filme, shame on me. Mas nice OST.
Happinêss,
Será que para lá do amor óbvio entre dois teenagers te passou ao lado o amor e apoio incondicional de um pai a uma filha? E o amor de uma madastra? E o ostracismo? E altruismo rapariga? Várias formas de amizade?
Sinceramente, e na minha opinião, o filme é uma montra de uma série de sentimentos, valores, emoções e outros "ões" que fazem parte das nossas vidas, e tem a mestria de os mostrar de uma forma muito simples, ingénua (?), inteligente (sem dúvida)
"Indie"? Não sei o que é isso.
Sempre a considerá-la, minha cara Happinêss
Acho que o Happinêss é a única pessoa que consegue ficar indiferente a este belo filme, que é sem dúvida alguma, um belo exemplo de que a melhor forma de se fazer cinema é utilizar a faceta mais simples e pura da vida:)
Obrigada a todos pelos comentários e mais uma vez obrigada ao Xukebox por tão simpático convite:)
Foi um verdadeiro prazer:)
Post a Comment