Wednesday, December 30, 2009

Song for Today [#298]


The Jesus and Mary Chain. Uma relação amor-ódio inevitável da minha parte. Por um lado têm canções que marcaram a minha adolescência muito por influência do mano R2D2, por outro lado, deprimem-me com tamanho negrume. Álbuns como Psychocandy ou Darklands reinaram e muito a aparelhagem da sala lá de casa e, quer queira quer não, são uma banda incontornável na minha vida! Só os vi uma vez ao vivo, em 2007 no Super Bock Super Rock e conseguiram dar o pior concerto desse festival assumindo uma postura muito antipática e aborrecida. Não sei porquê ultimamente tenho gostado de os voltar a ouvir...


The Jesus and Mary Chain, April Skies

(M.A, um beijinho para ti)

Mais tarde, em 1994, fui eu quem compou o álbum Stoned and Dethroned e esta tocou vezes infindáveis na minha aparelhagem:

The Jesus and Mary Chain, Sometimes Always

1 comment:

R2D2 said...

Mana,
Verdade que Stoned & Dethroned já me chegou pelas tuas mãos. E foi um grande disco, com a participação especial do grande senhor Shane Macgowan. Ainda há meia duzia de dias esse disco voltou a entrar no meu leitor de cd's.
Quanto ao concerto de que falas, também eu estive contigo e também eu fiquei muito desapontado, mas não pela antipatia mas pelo aborrecimento.
Mas deixa-me que te diga uma coisa: em mil novecentos e oitenta e qualquer coisa, se não me falha a memória (e falha-me amiúde), tive o enorme prazer do os ver no Restelo e foi um grande concerto, antipático e arrogante, é certo, mas de que ainda hoje guardo as melhores memórias. Mas enfim, a arrogância e antipatia dos Jesus sentia-se naquela altura de uma forma completamente diferente e era um statement, um kind of contra-corrente.
Mariana, estamos perante uma banda histórica a que a história da música muito deve e - mais - cheira-me que nesta década que temos pela frente, mesmo ao virar da esquina, iremos reconfirmar isto mesmo.
Beijo

Share |