Friday, December 18, 2009

Song for Today [#291]


A santa trindade: My Bloody Valentine, Sonic Youth e Smashing Pumpkins, Uma corporação de frutos inumeráveis. Mas é dos últimos que interessa realçar a falta de prole. Não por inconsistência do projecto encabeçado por Corgan mas talvez pelo seu excesso de idiossincrasia. No caso dos Silversun Pickups o mimetismo é óbvio. Mas se não nos centrarmos nas evidências e tolerarmos a réplica à laia de consumidores modernos de músicas isoladas não nos deixamos atrapalhar (porque até no imitar tem que haver arte). Mas como disse, e bem, Picasso quando viu as pinturas de Lascaux: “Já não há nada de novo; o Homem já inventou tudo”… Serão eles os substitutos?


Silversun Pickups, Substitution

2 comments:

José Carlos Soares said...

De facto, os Silversun Pickups vieram colmatar o black hole deixado por uns Smashing Pumpkins desinspirados há já uns álbuns atrás. 'Swoon' é um álbum estupendo que recupera a sonoridade dos Smashing de 'Siamese Dream' aí sim um caldeirão de originalidade criativa. Recomendo a audição de 'Panic Switch' e 'Catch & Release'. Um abraço e parabéns pelo blog estupendo.

ANÓNIMO said...

Obrigado Zeca pela tuas palavras. Devo dizer-te que o Siamese é um álbum que me ajudou a formar enquanto rebelde eterno. Até que a voz me falte... Abraço

Share |