Saturday, September 26, 2009

Guest Box


O espaço que se segue é da inteira responsabilidade de Breites


Antes de mais, muito obrigado R2D2 e Mariana. Foi com grande honra e orgulho que recebi o convite para fazer um Guest Box, espaço por onde já passaram tantos ilustres bloguistas de insuspeita qualidade.

Pois bem… para hoje escolhi trazer-vos uma banda que ainda não passou por cá e que é só e apenas a minha preferida da actualidade. São os LCD Soundsystem, basicamente um projecto da cabeça de James Murphy (patrão da nova-iorquina DFA) mas que ao vivo se apresenta como uma banda que faz dançar.

James Murphy, com a sua barriguinha proeminente (chega a cantar orgulhosamente “It's like a fat guy in a t-shirt doing all the saying”, em Movement) e com o ar mais cool deste mundo ajudou a definir o que hoje alguém convencionou chamar de dance-punk ou indie-dance.

Tudo começou em 2002 com o primeiro single. Chamava-se Losing My Edge e - entre críticas aos “novos miúdos da cena” e homenagens a influências do passado - rapidamente se tornou um clássico instantâneo e uma referência em qualquer pista mais esclarecida.

Dai para cá o nível não baixou e tem sido pérola atrás de pérola. Já vamos com dois álbuns e o terceiro está a caminho. Declarações recentes dão conta que está a ser gravado numa mansão em LA e que James quer correr riscos, tal como se propôs fazer em Sound of Silver. Querem apostar que vem ai mais uma obra-prima?

Numa altura em que começam a surgir as primeiras listas para melhores da década, aqui fica a minha principal candidata ao lugar (difícil foi escolher só uma):

LCD Sounsystem, All My Friends


Obrigado pela atenção, e até uma próxima."

2 comments:

gervasio said...

Olá Breites! Que bela escolha esta dos LCD. Só uma correcção, eles já estivam por cá sim (no SBSR de 2007) e não passaram despercebidos, foi um dos melhores concertos a que já assisti. O James Murphy é um tirano em palco e um perfeccionista irritante (sobretudo para os outros músicos) mas suponho que os génios são assim. Espero que voltem com este novo "white álbum" (durante as gravações andavam pelas festas de LA todos vestidos de branco) porque tudo indica que vá suplantar tudo o que já fizeram. E isso não pode ser pouco. Abraço.

Breites said...

Olá Gervásio,
é verdade, também li essas histórias acerca da gravação do novo álbum e estou em pulgas :)

Mas deixa-me esclarecer que quando disse que ainda não tinham passado por "cá" referia-me ao Xukebox e não a Portugal :)
Bem sei que estiveram no SBSR e com muita pena minha não pude mesmo ir mas amigos meus foram e antes disso também já tinham passado por PdC, em 2005 penso eu...

Abraço

Share |