Saturday, June 20, 2009

Guest Box

O espaço que se segue é da inteira responsabilidade do Astronauta



A blogosfera conhece-me como Astronauta, autor do blogue Planeta Pop.

É uma honra ser o convidado de hoje do "GuestBox". Ou seja, hoje sou eu quem vos vai dar música. E a música que trago a este espaço pertence um dos meus grandes ídolos e um dos mais influentes da história da música popular. Falo, é claro, de Bowie, Mr. DAVID BOWIE. Vénia, por favor.

"LOVING THE ALIEN", um dos singles do álbum "TONIGHT" (1986), é um dos meus temas preferidos de toda a discografia de Bowie.

Os anos 80 são, normalmente, apontados como a "década maldita" de DAVID BOWIE. Curiosamente, este foi o período em que o cantor vendeu mais discos e conquistou uma popularidade sem precedentes. Na minha opinião, o problema de Bowie nos anos 80 foi apenas um: óptimos singles, álbuns irregulares (a única excepção é "Scary Monsters", de 1980).

Enquanto a década de 70 de Bowie será sempre lembrada por obras como "Ziggy Stardust", "Low" e "Heroes", já a década de 80 será essencialmente recordada por singles como "Let's Dance", "Ashes To Ashes", "This Is Not America"; "Absolute Beginners", "Blue Jeans"...e, é claro, este "Loving The Alien".

A versão que podem ver e ouvir em baixo foi gravada ao vivo em Dublin, em 2003, durante a "Reality Tour", a última digressão de Bowie. É uma versão quase acústica, mais "despida" e intensa que a original. No vídeo, ao apresentar o tema, é o próprio David Bowie que afirma que esta deveria ter sido a versão original de "Loving The Alien". Será? Talvez. Ou talvez não. Afinal, foi pela versão gravada para o álbum "Tonight" que eu me apaixonei.

Enfim, deixo-vos com as duas. Cada uma vale por si. Ambas merecem ser escutadas. Espero que gostem.

David Bowie, Lovin The Alien (Live 2003)


Aqui fica o vídeo da versão original, de 1986:

5 comments:

R2D2 said...

Caro Astronauta,

O Xukebox agradece-te a tua colaboração, as tuas palavras e estende-te o tapete vermelho deste blog! Sejas muito bem vindo e (podes crer) és aqui acolhido com um carinho muito especial.

Este Guest Box, vejo-o como a mais do que merecida homenagem ao teu "Planeta Pop" e ao trabalho que tens feito ao longo da tua viagem, Astronauta.

Aquele abraço!

A said...

eu, como grande fã do david bowie, devo confessar que sou grande fã do david bowie.

Mariana said...

eu sou fã do david bowie e do próprio astronauta! Muito obrigado pelo contributo e por nos dares a honra de te ter aqui connosco. Planeta Pop rules!!:)

Planeta Pop said...

R2D2 e Mariana,

agradeço e vossa gentileza e simpatia, mas, como já tive oportunidade de referir, a honra foi toda minha. Foi mesmo. Pena tenho eu - um tipo casado e "pai-de-familia" - de não ter mais tempo para estimular este tipo de colaborações. Para mais, com blogues como o vosso, que eu acompanho e com o qual o Planeta Pop tem muitas afinidades. Continuem com o vosso belo trabalho, pois a "blogosfera musical" precisa de mais espaços como o vosso. Não desistam. Parece que cada vez há mais blogues a fechar as portas. A perseverança compensa.

Abraços

ANÓNIMO said...

O Anónimo regista todas as palavras inscritas e como braço direito da direcção assegura que o XUKEBOX veio para ficar! Até que a música acabe (nunca portanto)...

Share |