Wednesday, December 24, 2008

Song for Today


Nome Band Aid
Música Do They Know It's Christmas
Xuke's Note Talvez o Live Aid, em 1985, tenha sido o evento musical mais importante de todos os tempos. Para mim foi. Não tenho dúvida que foi pelo menos um momento em que a música mostrou a todos o seu poder de “abanar” o cenário político internacional, pondo a luta contra a fome nas prioridades da agenda politica internacional. Entre todos aqueles que dedicaram um enorme esforço à causa, não posso deixar de me curvar perante Bob Geldof, que foi o motor de arranque desta causa e chegou mesmo a ser nomeado para Prémio Nobel da Paz. “Do They Know It’s Christmas” foi o tema que serviu para dar forma ao projecto e a "Band Aid" foi a super-banda que lhe deu voz - e que voz!

Recordo que fiquei espantado quando, nos tempos que se seguiram ao Live Aid, lí a noticias de que muita comida que chegava ao seu destino se estragava por falta de infra-estruturas para a distribuir nos paises que a recebiam. Foi triste, mas penso que a música fez a sua parte.

Apesar de tudo isto, “Do They Know It’s Christmas” é também uma das grandes canções de Natal da história de música, pela forma e pelo conteúdo.

Confesso que nas minhas pesquisas de músicas de Natal, tarefa que me levou a voltar a postar aqui no Xukebox depois de uma ausência por motivos puramente profissionais, e muito mais prolongada do que desejada, dei com uma recente versão, interpretada agora pela Band Aid 20 e que, sendo bem mais actual, não me trouxe a coragem de destronar o tema original. No entanto, para quem a quiser ouvir, basta googlar “Band Aid 20” e vai direito à música. Eu continuo a preferir o tema de 1985 com que vos deixo.

A todos os nossos leitores que nos brindam todos os dias com as suas visitas, umas muito activas e outras mais silenciosas, mas todas importantes, quero desejar um óptimo Natal.

Band Aid – Do They Know It’s Christmas

3 comments:

Lek said...

Subscrevo e assino por baixo.
Um par de canções; esta, e "We are the world" dos United Supporting Artists for Africa, são um exemplo crasso de como a musica pode ser plena e servir propósitos superiores, ou pelo menos tentar.
É natal, é tempo de tentar ajudar os que não têm para jantar ;)
Merry X-mas X-uke's

ANÓNIMO said...

Esta música deixa-nos sempre pequeninos. Parece que os anos não se passaram. Um grande brinde natalício ao XUKE. Que contem muitos e felizes!

R2D2 said...

Anónimo,
Duvido que o Bono, quando vê este clip, tenha também a opinião que os anos não passaram. Obrigado por tudo rapaz!

Lek,
Podes crer miúdo, a música é uma linguagem universal que pode e deve ser usada para chegar aos 4 cantos de um mundo esférico.
Boas entradas e cá estaremos em 2009 a dar música

Share |