Saturday, September 20, 2008

Shane Macgowan

Sempre preferi os discos que trazem livro com letras. Ouvir musica é para mim um ritual em que acompanhar a audição com a leitura das letras faz toda a diferença. Para mim há musicos do caraças, letristas do caraças e depois há os verdadeiros "songwriters". O primeiro songwriter que levei muito a sério foi o Jim Morrison, que já "postei" aqui, um grande visionário. Houve outros. Não me atrevo a dizer muitos...
Faço uma vénia àquele que para mim é o melhor de todos: o Shane Macgowan. Muito mais músico que Jim Morrison, que era fundamentalmente um grande poeta e intéprete, Shane é um compositor de mão cheia, pai da maior parte das composições dos Pogues. Uma estrela (de)cadente no panorama musical. Os Pogues são bons? Claro que sim. Mas este senhor faz toda a diferença. Tenho uma grande admiração pela banda mas não ignoro que quando correram com o Shane não conseguiram fazer mais nada de jeito. Azarinho. Ainda comprei os discos por pura caridade. Compreendo que a dada altura não era facil trabalhar com o Shane mas tornou-se impossivel, pelos vistos, trabalhar sem ele. Já ele, fundou o projecto Shane Macgowan & the Popes e fez umas musicas (e letras, claro) muito boas. O projecto com os Popes chegou ao fim e os Pogues estão juntos de novo com Shane, mais velho, mais rouco e mais gordo. Li um destes dias que se prepara para casar com a sua namorada de (quase) sempre, a que aparece no clip de "A Rainy Night in Soho", e que prepara também uma obra de ortodôncia (mais vale tarde que nunca)

Deixo aqui 4 videos de homenagem à obra do senhor, qual deles o melhor...

Curtam as letras.

Curvo-me perante si, senhor Shane. Obrigado por tudo.

The Pogues - A Rainy Night in Soho
">
The Pogues - Misty Morning Albert Bridge
">
The Pogues - Fairytale os New York (Feat. Christy McColl)
">
Shane Macgowan & Sinead O'Connor - Haunted
">

2 comments:

Mariana said...

Este senhor, fazendo parte do teu imaginário, acabou por fazer parte do meu também. E não posso concordar mais contigo! Olha que até se me arrepiam os pelinhos só de ouvir estas músicas!

R2D2 said...

Alminha, conhecias este dueto com a Sinead?

Share |